São 64 times de todos os 26 estados mais o Distrito Federal com partidas do SISTEMA com de ida e volta (ver regra da exceção), no mata-mata. A distribuição das 64 vagas é determinada por dois critérios:
1º critério - 54 times distribuídos:
a) Estados com três vagas – os posicionados de 1 a 5 no RNC;
b) Estados com duas vagas – os posicionados de 6 a 22 no RNC;
c) Estados com uma vaga – os posicionados de 23 a 27 RNC.
O RNC é Ranking Nacional dos Clubes, divulgado anualmente pela CBF. Soma-se a pontuação dos times de cada estado e coloca em ordem de maior pontuação.
2º critério - O clube estar situado entre os 10 primeiros clubes do RNC, uma
vez excluídos os classificados para a Copa Libertadores de 2009 e os oriundos dos
certames estaduais, conforme o critério 1.
A Copa será disputada em seis fases:
Na 1ª fase, os 64 clubes serão distribuídos em 32 grupos, compostos de dois clubes cada.
Na 2ª fase, os 32 clubes classificados na primeira fase participarão da segunda fase, em grupos de dois.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE (exceção para apenas jogos de ida): nas primeira e segunda fases, caso o clube visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, estará automaticamente classificado, sem a necessidade da realização da partida de volta.
Na 3ª fase, os 16 clubes classificados na segunda fase participarão da terceira fase (Oitavas de Final), em grupos de dois. A partir daqui os jogos de ida e volta são obrigatórios.
Na 4ª fase, os 8 clubes classificados na terceira fase participarão da quarta fase (Quartas de Final), em grupos de dois.
Na 5ª fase, os 4 clubes classificados na quarta fase participarão da quinta fase (Semifinal), em grupos de dois.
Na 6ª fase (e última) os 2 times classificados disputarão as finais.
Os critérios de desempate para uma vitória de cada lado ou 2 jogos empatados, para cada fase, serão os seguintes: 1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols pró consignados nas partidas em que o mando de campo for do clube adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
Para as primeira e segunda fases, o mando de campo da partida de volta, em cada grupo, pertencerá ao clube melhor posicionado no RNC. Para as demais fases, os mandos de campo serão determinados através de sorteio, a ser realizado pela DCO [Diretoria de Competições da CBF], para cada fase, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio.
Nos casos em que ocorrer apenas uma partida, com a decorrente eliminação do mandante, na forma do presente regulamento, a renda líquida será dividida entre os clubes na relação de 60% para o vencedor e 40% para o vencido.
Para as partidas das fases semifinal e final os estádios deverão ter capacidade mínima de 15.000 espectadores sentados e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas.
Os preços dos ingressos serão definidos pelos clubes mandantes, observadas as disposições legais do estado e do município sobre meias entradas.
O clube campeão da Copa do Brasil de 2009 terá vaga assegurada na Copa Libertadores de 2010.
Novos contratos de atletas para utilização na Copa somente poderão ser registrados até o início da 4ª Fase da Copa (Quartas de Final).
RESPOSTA A PAULO CARNEIRO
Há 3 anos
0 comentários:
Postar um comentário