www.vitoria1899.com.br

Aniversário de 110 anos é a motivação do Vitória para surpreender o Vasco no Rio



Um dos times mais antigos do Brasil, o Esporte Clube Vitória ainda sonha com um título nacional de expressão para enriquecer a sua galeria de troféus. Nada melhor então do que apostar em um caminho mais curto para alcançar esse objetivo. Nesta quarta-feira, contra o Vasco, em São Januário, o Leão faz o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Para conseguir um bom resultado fora de casa, o time contará com uma motivação especial: os festejos pelos seus 110 anos de existência.

A meta é de, no mínimo, superar a campanha de cinco anos atrás, a melhor do Rubro-Negro na competição. Em 2004, após eliminar o Internacional e o Corinthians nas oitavas e quartas, respectivamente, o time baiano chegou nas semifinais contra o Flamengo. Apesar de muita luta, foi eliminado da competição após duas derrotas (1 a 0 em Salvador, 2 a 0 no Rio de Janeiro) e terminou na quarta colocação geral.

O ano de 2004 foi um período muito estranho para o Vitória. Apesar da conquista do Campeonato Baiano, da boa campanha na Copa do Brasil e da liderança do Brasileirão nas primeiras rodadas, o time foi caindo de produção até ser rebaixado para a Série B. A tragédia continuou no ano seguinte. Em 2005, juntamente com o rival Bahia, o Leão caiu para a Série C do Brasileiro em um dos piores momentos de sua história.

Juntando os cacos e renascendo



Os anos trágicos, porém, não apagaram a importância e a grandeza do time rubro-negro. Após um período de troca de diretoria, mudança quase total de elenco e problemas financeiros, o time iniciou um processo de recuperação. Em 2006, conseguiu se “livrar” da Série C, com o vice-campeonato. Em 2007, conquistou a última vaga de classificação na Série B e recuperou seu lugar na Primeira Divisão do Brasileirão.

Nem só de problemas viveu o Vitória. Ídolos (Bebeto, Dida, Vampeta, Júnior, Fábio Costa, Dudu Cearense) e títulos marcaram a existência do clube, que surgiu para o mundo do esporte no dia 13 de maio de 1899, graças à iniciativa dos irmãos Artur e Artêmio Valente. Os baianos conheceram o esporte na Inglaterra, onde estudavam, e ao retornar ao Brasil trouxeram a paixão pelo futebol na bagagem.


A primeira partida oficial do novo time foi em 22 de maio de 1901, contra o International Sport Club, equipe formada às pressas por tripulantes dos navios ingleses. Triunfo por 3 a 2. Em 1905, com a compra de uma sede na Barra, o Vitória passou a ser chamado de Leão da Barra. O primeiro título do Rubro-Negro viria em 1908, quando derrotou seus rivais e conquistou o inédito troféu do Estadual.

O período mais rico do clube foi a década de 90. No âmbito estadual, o clube foi seis vezes campeão, quatro delas sobre o Bahia. Conquistou duas Copas do Nordeste (97 e 99) e foi vice-campeão brasileiro em 1993, sendo parado apenas pelo Palmeiras. O elenco contava com nomes como Dida, Alex Alves, Vampeta e Paulo Isidoro.

A história recente do Vitória no futebol baiano também mostra um domínio inquestionável. Nos últimos dez anos, a equipe rubro-negra conquistou oito títulos, contra apenas um do Bahia. O ano de 2009 já começou bem, com a conquista do tricampeonato estadual, derrotando o rival na decisão.

0 comentários: