www.vitoria1899.com.br

Anderson completará o 100.º jogo pelo Leão.



O zagueiro Anderson Martins, um dos principais zagueiros revelados nas divisões de base do Vitória, completará neste domingo, diante do Atlético de Alagoinhas, o seu 100.º jogo oficial defendendo o manto sagrado rubro-negro. Anderson chegou ao Vitória com apenas 12 anos de idade, oriundo de Fortaleza/CE, sua cidade natal. O jogador sempre se destacou dentro e fora de campo graças à sua disciplina e dedicação. Tornou-se capitão de todas as equipes que integrou nas mais diversas categorias e encontrou na estruturada base familiar a tranquilidade para trabalhar e superar diversos obstáculos em sua promissora carreira futebolística.

Anderson Martins foi convocado diversas vezes para defender a Seleção Brasileira Sub-18 e Sb-20, onde sagrou-se Campeão da Copa Sendai, no Japão. Sua primeira partida como profissional ocorreu num jogo muito difícil, pela Copa do Brasil, diante do Santa Cruz/PE. Enquanto o time pernambucano gozava do privilégio de disputar a elite do futebol brasileiro, o Vitória estava na Série C, com um elenco recheado de jovens valores formados em casa, dentre eles, Anderson Martins, considerado como um dos melhores em campo. O jogo acabou empatado em 2 a 2 e o Vitória eliminaria o Santa Cruz no jogo de volta, no Barradão, ao vencer por 3 a 2, com mais uma bela atuação de Anderson Martins.

No momento em que começaria a destacar-se na equipe profissional, Anderson sofreu uma lesão no joelho enquanto reforçava a equipe de juniores num ba-VI realizado em Camaçari, que acabou afastando-o dos gramados por oito meses. Recuperado da lesão, Anderson voltou a ser titular do rubro-negro na disputa do Baianão 2007, mas na sua terceira partida, voltou a sentir o joelho e foi novamente submetido a cirurgia.

Seis meses depois, recuperado da cirurgia, Anderson retomou a titularidade e apenas três vezes, desde que tornou-se profissional, sentou no banco de reservas, sendo considerado o melhor jogador do elenco na opinião dos seis últimos treinadores que trabalharam no Vitória, além do ex-diretor de futebol Edinho Nazareth.

Criticado por parte da imprensa, que perseguia-lhe em represália a um problema pessoal entre um influente setorista e o seu procurador Oldegard Filho, Anderson não se abateu e provou a todos, principalmente para a torcida rubro-negra, que a zaga do Vitória está muito bem guardada.

Em apenas três anos no elenco profissional, Anderson ajudou o Vitória a retornar à elite do futebol nacional, além de conquistar uma vaga na Copa Sulamericana, reconduzindo o Vitória ao caminho das competições internacionais após 11 anos. Anderson conquistou ainda os títulos dos Campeonatos Baianos de 2007 e 2008. Foi escolhido pela equipe do Canal ECVitória como o Melhor Jogador do Campeonato Baiano 2008.

A técnica apurada e a capacidade de sair jogando rendeu-lhe o carinhoso apelido de Anderson "Maldini" em alusão a Paulo Maldini, craque da Seleção Italiana. Nos 99 jogos disputados por Anderson Martins envergando o manto sagrado rubro-negro, o Vitória conquistou 53 triunfos, empatou 19 e perdeu apenas 27 jogos. Em 96 partidas Anderson iniciou o jogo na condição de titular.

Confiram a ficha do jogador:

Nome completo: Anderson Vieira Martins
Nascimento: 21/08/1987
Naturalidade: Fortaleza/CE
Altura: 1,84m
Peso: 80kg
Procedência: Divisão de base
Chute: Ambidestro

0 comentários: