www.vitoria1899.com.br

Vitória vence o Bahia por 2 a 1 e amplia a vantagem na final do Baiano



Valeu a pena esperar três anos para ver um Ba-Vi novamente na final do Campeonato Baiano. Mais para os torcedores do Vitória, que viram o Rubro-Negro aumentar ainda mais a vantagem ao vencer o Bahia por 2 a 1, dentro de Pituaçu. Em um jogo muito movimentado, os dois times se alternaram o tempo todo no ataque, mas no fim, foi o meia Ramon que conseguiu marcar duas vezes para ser o nome do jogo e levar uma boa vantagem para o segundo jogo, no Barradão. Reinaldo descontou para o Tricolor.

Por ter feito melhor campanha ao longo do Campeonato, o Vitória joga essa final por dois resultados iguais que garante o oitavo título rubro-negro nos últimos dez anos. A missão do Bahia ficou mais difícil agora, já que precisa de dois gols de diferença para tirar a taça das mãos do maior rival.

A partida começou muito quente em Pituaçu e, logo no primeiro minuto, o Vitória já chegou com perigo, com Ramon arriscando de fora da área, mas a bola passou por cima do gol. A resposta do Bahia foi imediata, mostrando que nenhum dos dois times estava disposto a deixar o adversário dominar. Patrício chutou de dentro da área, mas Luciano conseguiu desviar a tempo.

O início movimentado acabou deixando os jogadores nervosos e, com três minutos, Elton e Wallace se desentenderam e cada um levou um cartão amarelo. Aos oito, nova chegada do Vitória. Ramon tocou para Neto Baiano chutar, mas Fernando fez linda defesa com as pernas salvando a meta tricolor. Três minutos depois, Ananias tinha espaço, partiu para cima da zaga rubro-negra, mas caiu e o juiz mandou seguir o lance.

Um pouco melhor na partida, até então, foi o Vitória que abriu o placar aos 13 minutos. Carlos Alberto tocou na frente para Apodi, que cruzou na cabeça de Ramon. O atacante rubro-negro não perdoou e colocou o Leão em vantagem. Mas a alegria rubro-negra não demorou muito tempo. Quatro minutos depois, Rubens Cardoso recebeu cruzamento de Marcone e mandou em cima de Viafara, o goleiro bateu roupa e a bola sobrou para Reinaldo deixar tudo igual.

A partir daí o jogo passou a ficar ainda mais quente e as jogadas mais duras e uma série de cartões foi distribuída. Neto Baiano teve a oportunidade de marcar mas, de frente para Fernando, acabou mandando em cima do goleiro. Continuando com a alternância nos ataques, foi então a vez de Elton bater da entrada da área e ver Viafara segurar em dois tempos.

O segundo tempo começou diferente do primeiro, com o Bahia pressionando o rival e deixando o Vitória recuado em seu campo. Logo com quatro minutos, Rubens Cardoso recebeu cruzamento de Patrício, mas errou o alvo por pouco. Mas como pressão não ganha jogo, foi o Vitória que acabou chegando ao gol logo aos oito minutos da segunda etapa. Apodi sofreu pênalti, que Ramon bateu bem para desempatar o jogo.

Assim que sofreu o gol, Alexandre Gallo tratou de mexer na equipe, tirando Ananias e Reinaldo Alagoano para colocar Abner e Alex Maranhão. Mas o Bahia passou a mostrar nervosismo depois que sofreu o gol e começou a errar muitos passes, permitindo que o meio campo do Vitória ficasse com mais posse de bola. Nos minutos seguintes o Tricolor teve boas chances em faltas perto da área, mas desperdiçou as oportunidades.

Com 30 minutos, foi o Vitória que teve chance em cobrança de falta. Ramon mudou o estilo e encheu o pé para soltar uma bomba, mas a bola saiu muito perto do gol de Fernando. O Bahia, ainda tentou trocar passes na entrada da área adversária mas não conseguiu mais levar perigo ao gol de Viafara. A situação do Bahia já estava ruim e ficou pior ainda quando Patrício, aos 39, deu um soco em Carlos Alberto e levou o cartão vermelho.

Antes do apito final, o Bahia ainda conseguiu acertar a trave em uma linda cobrança de falta O Vitória então tratou de usar a experiência de seus jogadores para cadenciar a partida e levar a boa vantagem para o seu estádio no próximo domingo jogando com muita calma. O Leão então devolve o placar aplicado pelo Tricolor durante a primeira fase.

BAHIA 1 x 2 VITÓRIA

BAHIA
Fernando, Patrício, Evaldo, Nen e Rubens Cardoso; Leandro, Marcone, Elton e Ananias (Alex Maranhão); Beto e Reinaldo Alagoano (Abner)
Técnico: Alexandre Gallo

VITORIA

Viáfara; Apodi, Wallace, Victor Ramos e Luciano Almeida; Vanderson (Wellington), Carlos Alberto, Bida, Ramon (Leandro Domingues) e Jackson (Adriano); Neto Baiano
Técnico: Alexandre GalloTécnico: Paulo César Carpeggiani.
Gols: Ramon, aos 13, e Reinaldo, aos 24 minutos do primeiro tempo; Ramon, aos 8 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Elton, Ávine e Nem (Bahia); Wallace, Ramon e Neto Baiano (Vitória)
Cartão vermelho: Patrício (Bahia)
Público: 30.015
Renda: R$ 951.280
Estádio: Pituaçu.
Data: 26/04/2009.
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes da Silva.
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Belmiro da Silva.

0 comentários: