www.vitoria1899.com.br

Vitória vence Botafogo com gol no finalzinho

Botafogo entrega no fim, e Vitória sai com os três pontos no Barradão
Alvinegro joga melhor no segundo tempo, chega ao empate, mas Renan falha no último minuto

Mantido o tabu em Salvador. Na tarde deste sábado, no Barradão, o Botafogo chegou a mostrar poder de reação, mas uma falha no fim garantiu os três pontos ao Vitória, que saiu de campo com 4 a 3 no placar e chegou a sete partidas sem derrota para o adversário em seu estádio. O time carioca, que tem apenas seis pontos, só não voltou à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro porque o Atlético-PR empatou com o Palmeiras na Arena da Baixada, e o Santo André bateu o Sport no ABC - o Glorioso agora torce por tropeços de Avaí e Coritiba no complemento da sétima rodada. Já o Rubro-Negro, que chegou a 13 pontos, assumiu a terceira colocação e parmanece firme no G-4.



As duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana. O Botafogo recebe o Goiás no sábado, às 18h30m, no Engenhão, e na preliminar haverá uma partida comemorativa dos 20 anos da conquista do Campeonato Carioca de 1989 - os ex-jogadores alvinegros que deram fim a um jejum de duas décadas sem títulos, no dia 21 de junho daquele ano, ao derrotar o Flamengo por 1 a 0, gol de Maurício, enfrentam um time de artistas. Já o Vitória atua novamente em casa, às 18h30m, onde enfrenta o Santo André.



Chuva de gols na primeira etapa: cinco em 24 minutos



Após vencer a primeira partida no Brasileirão, o Botafogo entrou em campo com o objetivo de embalar na competição e consequentemente se afastar da zona de rebaixamento. A tarefa, no entanto, não seria das mais fáceis. O Rubro-Negro baiano, lutando para se manter no grupo de classificação à Taça Libertadores, defendia uma escrita de seis partidas sem derrota em casa para o time carioca - foram cinco vitórias e um empate. Mas foram os visitantes que começaram partindo para o ataque. Juninho tentou de longe aos cinco minutos, mas a bola foi para fora. Aos dez, Alessandro tocou na direita para Laio, que entou na área e chutou para a segura defesa de Viáfara.

Ao tomarem o comando do jogo, os donos da casa foram mais eficientes. Aos 12, Carlos Alberto fez ótimo lançamento para Roger, em posição legal, aproveitar falha de Juninho e entrar na área e tocar na saída de Renan. O Vitória seguia dono da partida quando ampliou o placar, dez minutos depois. Novamente Roger aproveitou o espaço no sistema defensivo alvinegro e, após passe de Vanderson, foi trombando até passar por Emerson e Renan, fazendo um gol de raça e sorte.

A equipe baiana tirou o pé do freio, e o Alvinegro aproveitou para descontar em uma de suas jogadas mais fortes. Carlos Alberto - o mesmo meia que atuou no Botafogo e virou "persona non grata" para a torcida quando o time caiu para a Série B em 2002, quando disse que não jogaria em clube de Segunda Divisão - derrubou Lucio Flavio na entrada da área. Na cobrança, o camisa 10 fez o corta-luz, e Juninho soltou a bomba. A bola passou entre as pernas do goleiro rubro-negro e parou no fundo das redes, aos 29. Mas nem deu tempo para comemorar. No minuto seguinte, Anderson Martins arriscou de fora da área, Renan rebateu mal, e Adriano, livre, fez o terceiro do Vitória. Emerson dava condições ao atacante.

O Botafogo não se abateu e pouco depois voltou a diminuir a vantagem adversária. Aos 36, Alessandro foi à linha de fundo e cruzou para Batista, de Peixinho, marcar o seu segundo gol na competição. O lance aninou o Alvinegro, que poderia ter chegado ao empate aos 39 e aos 42. Primeiro com Victor Simões, que aproveitou desvio de Emerson após cobrança de escanteio para, na pequena área, chutar para fora - a arbitragem errou ao marcar impedimento do camisa 9. Depois, lance em dois toques, Lucio Flavio rolou para Juninho chutar torto, mas bola caiu nos pés de Laio, que concluiu sem perigo. O primeiro tempo terminou com bela jogada individual de Apodi, que deixou Eduardo e Juninho para trás até chutar à direita de Renan.



Botafogo melhora no jogo e chega ao empate, mas Renan falha no fim

Apesar dos buracos na defesa alvinegra, o técnico Ney Franco não mexeu na equipe, mantendo o esquema 4-4-2. Já Paulo César Carpagiani mexeu no ataque, tirando Adriano para a entrada de Roger. Logo no primeiro minuto, Batista arriscou de fora da área, e Viáfara defendeu sem problemas. No minuto seguinte, Robert mostrou serviço em sua primeira participação, aproveitando novo vacilo da zaga do Botafogo para deixar Leandro em boas condições na área, mas o meia isolou. Foi só o que os anfitriões conseguiram, e o Botafogo passou a dominar a partida. Aos dez, Victor Simões arrancou pelo meio e rolou na direita para Lucio Flavio, que chutou cruzado. A bola desviou em Robson e saiu rente à trave esquerda. Dois minutos depois, Alessandro mandou de fora, rasteiro, e laio completou de letra. Viáfara impediu um golaço do atacante alvinegro.

Vendo que a situação estava difícil, o treinador rubro-negro quis dar mais fôlego ao seu ataque, e Roger deu lugar a Edson. Ney não perdeu tempo e fez o mesmo, mandando Tony para o jogo. Laio deixou o campo. E a mudança alvinegro surtiu efeito. Muito mais na base da correria do que do talento, Tony incomodava os zagueiros rubro-negros, e aos 26 deixou Victor Simões cara a cara com o goleiro rubro-negro para empatar a partida. O camisa 9 comemorou imitando uma pantera, novamente lembrando Donizete, campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995. Com mais um jogador de frente em campo - Leandro Domingues saiu para a entrada de Neto - o Vitória tentava pressionar, mas errava bastante na saída do meio-campo para o ataque.

Os visitantes, por sua vez, pecavam nas conclusões. Aos 34, Batista rolou para Eduardo no bico da área, e o lateral-esquerdo chutou forte para a defesa de Viáfara. Três minutos depois, Renato desceu pela direita, mas não teve velocidade suficiente para se livrar da marcação. O chute ainda assim saiu forte, mas para fora. Aos 42, Apodi ainda arricou de fora da área, mas Renan apareceu bem. O castigo, no entanto, veio no último minuto do tempo regulamentar. Carlos Alberto levantou da direita, o goleiro botafoguense saiu muito mal do gol, e o pequeno Apodi cabeceou para fazer o gol da vitória baiana.

0 comentários: