www.vitoria1899.com.br

Vasco goleia o Vitória e praticamente garante a vaga para a semifinal

Como gosta de dizer o torcedor, o troco veio com juros e correção monetária. A última lembrança da torcida vascaína em relação ao Vitória não era nada agradável. Era da última rodada do Campeonato Brasileiro, na partida em que o time carioca foi rebaixado para a Série B. Mas nesta quarta-feira, o Vasco não tomou conhecimento do rival e deu um enorme passo para garantir uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. O time carioca goleou o Vitória por 4 a 0, em São Januário, na primeira partida entre os clubes. Os gols foram marcados por Carlos Alberto, Elton, Paulo Sérgio e Nilton. O segundo e decisivo jogo será na próxima quarta-feira, dia 20, no estádio Barradão, em Salvador.


Carlos Alberto comemora o primeiro gol do Vasco em cima do Vitória pela Copa do Brasil
O Vasco pode perder por até três gols de diferença. Uma derrota por 4 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Se fizer um gol no Barradão, o time carioca só perde a vaga se perder por uma diferença de cinco gols (6 a 1, 7 a 2 e assim por diante).

Com isso, o Vasco tem uma ótima chance para acabar com um incômodo tabu. Nas duas vezes que enfrentou o Vitória em jogos eliminatórios, o time carioca perdeu. Em 1989, na Copa do Brasil. E em 1999, nas quartas de final do Campeonato Brasileiro.

Antes do novo duelo pela Copa do Brasil, os dois clubes entram em campo no fim de semana. O Vasco joga no sábado contra o Ceará, em Fortaleza, pela segunda rodada da Série B. E o Vitória encara o Sport, em casa, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Carlos Alberto e Elton balançam a rede


O Vasco não fez um grande primeiro tempo. Errou muitos passes, teve dificuldades para criar jogadas. Mas em um jogo nervoso e muito disputado aproveitou como poucos as falhas do adversário.

A primeira chance surgiu aos dez minutos. Carlos Alberto sofreu falta na entrada da área. O próprio meia arrumou e cobrou. A bola foi por cima do travessão, mas com perigo para o goleiro Viáfara. Pouco depois, Léo Lima arriscou um chute de fora da área e a bola novamente subiu muito.

O jogo ficou chato, com muitos passes errados e faltas violentas. Foram seis cartões amarelos só no primeiro tempo. Até que o zagueiro Luciano Almeida deu um presente para Carlos Alberto, seu ex-companheiro de Botafogo. Nilton cobrou uma falta de muito longe. A bola foi rasteira, bateu na defesa e sobrou limpa para o jogador do Vitória. Mas Luciano Almeida se enrolou e tocou para Carlos Alberto. O meia vascaíno dominou na área, se livrou dos dois marcadores e chutou rasteiro sem chance para o goleiro Viáfara. Vasco 1 a 0 aos 27 minutos. Foi o sexto gol do capitão cruzmaltino na temporada.

O Vitória até tentava chegar com perigo. Mas Ramon não acertava o último passe. E Apodi, que atuava quase como um atacante, era bem marcado por Amaral. O time baiano se limitava, então, a tentar cruzar as boas para a área vascaína. Mas Fernando Prass saia bem do gol a maioria das vezes.

Aos 36 minutos, Ramon avançou pela esquerda e chutou. Viáfara defendeu no canto direito. E o segundo gol veio quase no final do primeiro tempo. Paulo Sérgio cobrou escanteio pela direita e a defesa do Vitória novamente se enrolou toda no lance. Carlos Alberto tentou dominar, mas a bola escapou e sobrou para Léo Lima. Esperto, o meia deu um toque rápido para Elton, que estava livre na segunda trave. De primeira, o atacante chutou no canto direito de Viáfara e aumentou. Os defensores do Vitória pediram impedimento, o que não aconteceu. Vasco 2 a 0. Foi o décimo gol de Elton, o artilheiro do time em 2009.

Na bola parada, o Vasco consegue a goleada


O Vitória voltou pressionando a saída de bola do Vasco para tentar diminuir o placar. Logo aos dois minutos, Adriano, que entrou no lugar de Bida, arriscou da entrada da área. A bola desviou na defesa e quase traiu o goleiro Fernando Prass. Por sorte, ela saiu muito próxima da trave direita. Pouco depois, Ramon cobrou falta da entrada da área e o goleiro Fernando Prass caiu bem no canto direito para defender firme.

Mas aos 11 minutos, o Vasco acabou com o entusiasmo do time baiano. Léo Lima deu ótimo passe para Rodrigo Pimpão, que foi derrubado na entrada da área. Paulo Sérgio cobrou com maestria no canto direito. Viáfara pulou, mas não conseguiu defender. Vasco 3 a 0 para a alegria dos torcedores que mais uma vez compareceram em bom número em São Januário.

Aos 16 minutos, O Vitória ficou com dez jogadores. Luciano Almeida foi expulso após colocar a mão na bola. Ele era o último homem da defesa. Falta perigosa para o Vasco. Na cobrança, Paulo Sérgio passou da bola e Nilton veio de surpresa soltando uma bomba no ângulo direito de Viáfara. Um lindo gol. Festa na Colina. Virava goleada. Vasco 4 a 0.

Dorival Júnior resolveu poupar então Carlos Alberto, que ainda sofre com as dores na coxa direita. O técnico colocou Alex Teixeira no lugar do capitão vascaíno. Faioli também entrou no lugar de Rodrigo Pimpão.

O jogo ficou aberto. Faioli foi até a linha de fundo e cruzou. Elton, por pouco, não conseguiu tocar e marcar mais um gol. O Vitória quase diminuiu aos 24 minutos. Adriano recebeu na área, driblou Gian e chutou com força. Fernando Prass se esticou e conseguiu espalmar para escanteio em uma defesa muito difícil. O goleiro teve o nome gritado pela torcida.

Aos 30, Faioli arriscou de fora da área, mas sem direção. O quinto gol quase saiu aos 41 minutos. Léo Lima, o melhor do Vasco em campo, deixou Alan Kardec na cara do gol. Mas o atacante chutou em cima do goleiro Viáfara, que saiu no desespero do gol.

Ficha técnica:
VASCO 4 x 0 VITÓRIA

VASCO
Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto (Alex Teixeira); Rodrigo Pimpão (Faioli) e Elton (Alan Kardec).
Técnico: Dorival Junior

VITORIA
Viáfara, Wallace, Luciano Almeida e Victor Ramos; Apodi, Carlos Alberto, Ramirez, Ramon (Washington) e Bida (Adriano); Neto Baiano e Jackson (Robson).
Técnico: Paulo César Carpegiani.

Gols: Carlos Alberto aos 27 e Elton aos 44 minutos do primeiro tempo; Paulo Sérgio aos 11 e Nilton aos 18 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ramon, Neto Baiano, Apodi (Vitória); Carlos Alberto, Paulo Sérgio, Amaral, Elton (Vasco).
Cartão vermelho: Luciano Almeida (Vitória)
Público: 12.677 presente / 10.598 pagantes
Renda: R$ 223.925,00
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro.
Data: 13/05/2009.
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG).
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago e Helberth Costa Andrade.

0 comentários: