www.vitoria1899.com.br

Vitória empata com o Bahia e conquista o tricampeonato baiano no Barradão



Pode comemorar torcedor rubro-negro! Mesmo empatando por 2 a 2 com o rival Bahia, o Vitória conquistou o tricampeonato baiano, neste domingo, diante de um gramado do Barradão castigado pela chuva, que não deu trégua na capital Salvador. O artilheiro Neto Baiano, e o xodó Ramon marcaram para o Leão da Barra, enquanto Reinaldo Alagoano e Ávine balançaram as redes para o Esquadrão de Aço, que mais uma vez ficou com o vice-campeonato.

O Bahia não conquista o Baianão desde 2001, mas continua sendo o maior vencedor do Estado, com 43 títulos. O empate ou resultados iguais favoreciam ao Vitória pela melhor campanha na primeira fase.

Assim que o árbitro encerrou o jogo, uma confusão generalizada começou. Os jogadores do Bahia, inconformados, trocaram sopapos com os jogadores do Vitória. A Polícia Militar rapidamente contornou a situação. O zagueiro Wallace, do Vitória, chegou a ser agredido pelo goleiro Marcelo, do Bahia.


Tricolor surpreende na casa do rival

A rivalidade entre as equipes é tão acirrada, que ultrapassa o limite das quatro linhas. Minutos antes de a bola rolar, o placar do Estádio Manuel Barradas anunciava: Vitória x Visitante, ignorando o nome do Bahia. Contudo, por ordem dos dirigentes da equipe rubro-negra, o nome do Bahia foi devidamente chamado no marcador eletrônico.

Quando o árbitro Leandro Pedro Vuaden autorizou o início de partida, os nervos afloraram. Aos seis minutos, Ávine tentou atrasar para o goleiro Marcelo, mas escorou fraquinho. Apodi, que vinha na corrida, antecipou, tirou o arqueiro tricolor da jogada e bateu na trave, perdendo uma chance incrível de abrir o placar para o Vitória.

Quatro minutos mais tarde, o Bahia respondeu com eficiência. Vanderson escorregou - o gramado encharcado traiu o volante rubro-negro - , e Paulo Roberto ficou com a bola. O jovem meio-campo deixou para Reinaldo Alagoano, na área, que bateu forte, sem chance para Viafara, marcando para o Esquadrão de Aço.

Desde então, o Bahia recuou, e o Vitória passou a comandar as ações ofensivas, a maioria delas nas faltas cobradas por Ramon, e os cruzamentos de Apodi. Entretanto, nos descontos da primeira etapa, após uma rápida troca de passes do ataque tricolor, Rogério deixou para Ávine. O lateral recebeu na área e escorou na saída do goleiro, ampliando para o Bahia.

Neto Baiano e Ramon garantem o tri para o Leão da Barra

Na volta do intervalo, os técnicos Paulo César Carpegiani e Alexandre Gallo não fizeram qualquer alteração. Apenas correções de posicionamento. Depois de 10 minutos, Adriano substituiu Luciano Almeida, no Vitória. Em seguida, Reinaldo Alagoano recebeu na área, limpou a marcação e soltou a bomba. Viafara evitou o terceiro gol do Bahia.

O Esquadrão de Aço levava o jogo em banho-maria, gastando o tempo. Welington entrou no vaga de Carlos Alberto, apagado no Rubro-Negro. Aos 19, Apodi desceu pela direita e cruzou para a área. Neto Baiano dividiu no alto com Nen, a bola sobrou na frente, e o artilheiro do Campeonato Baiano fuzilou a meta de Marcelo, diminuindo para o Leão da Barra.

Na sequência, Cadu - que entrou no lugar de Reinaldo Alagoano - , foi expulso em seu primeiro lance, prejudicando ainda mais o Bahia. O jogador saiu chorando para o vestiário. Sob o temporal, o Vitória passou a ser o administrador da partida.

Precisando de mais um gol, Alexandre Gallo tirou Marconi e colocou Beto, para dar mais velocidade e poder ofensivo ao Tricolor. Mais tarde, Élton foi sacado, e Ananias reforçou a meia-cancha do Bahia.

Aos 35, o zagueiro Evaldo e o meio-campo Ramon discutiram asperamente. Nos últimos minutos, Bida recebeu na área, em um rápido contra-ataque, e foi derrubado por Marcelo. Ramon cobrou o pênalti, empatou a partida e decretou o tricampeonato baiano para o Vitória.

Ficha técnica:
VITÓRIA 2 x 2 BAHIA

VITORIA
Viafara; Apodi, Wallace, Victor Ramos e Luciano Almeida (Adriano); Vanderson, Carlos Alberto (Welington), Bida, Jackson e Ramon; Neto Baiano.
Técnico: Paulo César Carpegiani.

BAHIA

Marcelo; Marconi (Beto), Evaldo, Nen e Ávine; Rogério, Leandro, Élton (Ananias) e Léo Medeiros; Paulo Roberto e Reinaldo Alagoano (Cadu).
Técnico: Alexandre Gallo

Gols: Reinaldo Alagoano, aos 10 minutos do primeiro tempo, e Ávine, aos 46; Neto Baiano, aos 19 minutos do segundo tempo, e Ramon, aos 44.
Cartões amarelos: Ramon, Wallace, Neto Baiano e Victor Ramos (Vitória); Paulo Roberto, Nen, Marcone, Leandro, Élton e Marcelo (Bahia). Cartão vermelho: Cadu (Bahia).
Estádio: Manoel Barradas (Barradão). Data: 03/05/2009. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden. Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Raimundo Carneiro de Oliveira.
Renda e Público: R$ 712.820,00 / 26.942 (pagantes)

0 comentários: