Chamado pelo nome oficial de Governador Roberto Santos pelos rubro-negros, ou simplesmente Pituaçu pelos tricolores, o mais novo estádio brasileiro passa por um 'batismo de fogo' neste domingo, a partir das 17 horas.
Pela primeira vez desde sua reinauguração, há dois meses, a praça esportiva receberá a capacidade máxima para a qual foi projetada após uma reforma e ampliação que consumiu um ano de obras e investimentos de R$ 55 milhões.
Dos 32.157 ingressos colocados à venda para o clássico Ba-Vi, 29.884 bilhetes de arquibancada já estavam esgotados desde a véspera. Até então, a capacidade do estádio estava limitada a 20 mil espectadores.
A preocupação é tamanha que a Polícia Militar colocou um efetivo de quase mil homens nas ruas e no interior do estádio para garantir a segurança e a preservação do patrimônio. No último Ba-Vi, disputado no Barradão, mais de 30 torcedores se feriram após um tumulto e tiveram de ser atendidos no gramado. Na ocasião, o Bahia superou o rubro-negro por 2 a 0..
Ao longo da história, o retrospecto aponta ampla vantagem do Bahia, com 170 vitórias, contra 121 do Vitória e 123 empates. Mas nas três vezes em que se enfrentaram em Pituaçu, todas em 1995, quando a Fonte nova passava por uma reforma, o Vitória venceu duas vezes e perdeu apenas uma.
Em campo, tricolores e rubro-negros têm motivação de sobra. Para o anfitrião, o triunfo vale a manutenção de um aproveitamento de 100% em Pituaçu, onde Bahia venceu todos os sete jogos que disputou; já o visitante coloca em jogo a liderança isolada do Campeonato Baiano, com 37 pontos, três pontos e um jogo a mais que o adversário.
O Bahia entra em campo embalado pela goleada por 6 a 1 sobre o Potiguar por 6 a 1, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil.
Já o rubro-negro passa por um clima de desconfiança, após dramática classificação nos pênaltis contra o ASA-AL, resultado que aumentou a pressão pela saída do técnico Mauro Fernandes, questionado desde sua contratação, há um mês, para o lugar deixado por Vagner Mancini.
O técnico Alexandre Gallo aguarda definição do departamento médico para confirmar a presença do lateral Rubens Cardoso e do meia Léo Medeiros, que se recuperam de lesões musculares. O volante Leandro volta após cumprir suspensão automática na quarta-feira, deslocando Rogério para voltar a atuar na zaga.
No Vitória, o técnico Mauro Fernandes não vai poder contar com o volante Vanderson e o meia Jackson, vetados, mas poderá promover a estreia do Ramon Menezes, e os retornos do meia Gláucio, que cumpriu automática contra o ASA, e do atacante Nadson, recuperado de um problema no joelho.
Mais cinco jogos completam a rodada do Campeonato Baiano: Fluminense-BA x Feirense ; Itabuna x Colo-Colo- BA; Camaçari x Alagoinhas ; Madre de Deus x Ipitanga e Vitória da Conquista x Ipitanga.
Bahia x Vitória
Bahia:
Fernando (Marcelo); Patrício, Nen, Rogério e Rubens Cardos; Leandro, Elton, Hélton Luiz (Léo Medeiros) e Ananias; Beto e Reinaldo
Técnico: Alexandre Gallo
Vitória:
Viáfara; Apodi, Thiago Gomes, Anderson Martins e Luciano Almeida; Ramirez, Bida, Ramon e Gláucio; Nadson e Neto Baiano
Técnico: Mauro Fernandes
Data: 22/03/2009 (Domingo)
Horário: 17h
Local: estádio metropolitano de Pituaçu
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação
Auxiliares: Alessandro Álvaro Matos e Belmiro da Silva
RESPOSTA A PAULO CARNEIRO
Há 3 anos
0 comentários:
Postar um comentário